Detran-CE terá programação especial voltada para a Semana Nacional de Trânsito

19 DE setembro DE 2021 # #

Atividades acontecem de 18 a 25 de setembro e abrangerão a capital e vários municípios cearenses

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) terá uma programação especial voltada para a Semana Nacional de Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro. Neste período, várias atividades educativas serão desenvolvidas e reforçadas na capital e no interior do estado, com objetivo de conscientizar condutores e pedestres sobre segurança no trânsito.

Neste sábado, 18, o órgão promoverá uma intervenção educativa no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, no Bairro de Fátima, em Fortaleza, onde a equipe do Detran-CE reforçará a operação Tô de cinto, tô seguro!, que atenta para a necessidade do equipamento de segurança durante as viagens de ônibus intermunicipais. No dia seguinte, domingo, haverá uma ação na Praia do Futuro, onde educadores atentarão para os riscos de dirigir sob efeito de bebida alcoólica.

De segunda, 20, a sexta-feira, 24, as equipes de educação e fiscalização do Detran-CE irão se dividir em vários pontos estratégicos da capital e do interior, com foco maior nas escolas públicas e particulares, em especial nas faixas de pedestres para a travessia segura de pais e alunos. Conscientizar pedestres e condutores é umas das principais missões dessa atividade educativa, a fim de mostrar a importância de valorizar a referida sinalização para a segurança de todos.

“Estaremos concentrados, com o devido apoio dos órgãos estaduais e municipais que têm interface com o trânsito, no intuito de reforçar a nossa principal missão, que é preservar vidas. Para isso, é importante que a população esteja bem informada sobre os cuidados necessários para garantir a segurança de todos, sejam pedestres, ciclistas e condutores”, explica o superintendente do Detran-CE, Maximiliano Quintino.

Ainda na quarta-feira, 22, haverá a simulação de um sinistro de trânsito, em frente à sede do Detran-CE, no bairro Maraponga, em Fortaleza, onde órgãos como Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e Polícia Rodoviária Estadual darão apoio e prestarão esclarecimentos sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros.

As atividades serão encerradas no sábado, 25, com um passeio ciclístico (vagas limitadas) promovido pelo Detran-CE, com saída da sede do órgão, às 6 horas, e chegada no parque do Cocó. “Será um momento de grande relevância para valorizar o uso desse equipamento, que é tão importante para o lazer e o dia a dia das pessoas”, destaca o superintendente adjunto do Detran-CE, Marcelo Pinheiro.

Semana Nacional do Trânsito

Programação

Sábado (18): Intervenção Educativa no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, a partir de 7h

Domingo (19): Ação educativa na Praia do Futuro, a partir de 8h

Segunda (20) a Sexta (24): Ações educativas em escolas públicas e particulares, a partir de 6h30

Quarta (22): Simulação de sinistro de trânsito na Godofredo Maciel, às 12 horas, em frente ao Detran

Sábado (25): Passeio Ciclístico (vagas limitadas) com saída às 6h, do Detran e chegada no Parque do Cocó.
Inscrições através do link https://forms.gle/dGxnT4UEpBHrR8qu7