A Escola de Trânsito do Detran-CE realiza curso de libras para servidores e colaboradores no Cariri

14 DE setembro DE 2021 # # #

 

Ensino da língua de sinais também contemplará colaboradores de instituições parceiras que tenham interesse em realizar a capacitação

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), por meio da Diretoria de Educação de Trânsito, realiza, a partir dessa segunda-feira, 13, o curso básico de Libras. A ação é destinada aos servidores e colaboradores do órgão, além de interessados vindos de instituições parceiras. A capacitação conta a parceria da Escola de Gestão Pública do Ceará (EGP) e acontece na regional do Detran-CE, em Juazeiro do Norte, distante 491 Km de Fortaleza.

O objetivo maior é proporcionar a comunicação e convivência efetivas entre cidadãos surdos, que buscam os serviços das entidades públicas, e seus funcionários. Dessa forma, o referido público poderá ser atendido com a mesma igualdade e presteza que os cidadãos ouvintes, possibilitando a construção da própria independência e autonomia.

O curso tem início exatamente no mês em que é comemorado o movimento Setembro Surdo, por ser o período marcado por diversos eventos da comunidade surda. Eles são voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos.

O diretor de Educação do Detran-CE, Ubiratan Teixeira, considera que “o Detran do Ceará tem interesse em formar pessoas que atendam a sociedade de forma plena, em que a inclusão não seja apenas teórica, e sim prática, com oportunidades para todos”.

Com carga horária de 80h e dividido em duas turmas presenciais, a capacitação contará com a participação de servidores dos Demutrans do Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Porteiras, Caririaçu, Milagres, Assaré, e Sest Senat, e a conclusão está prevista para janeiro de 2022.